Livros de Eric Hobsbawm para download

domingo, 8 de fevereiro de 2015 |

Hobsbawm (1917-2012), foi um historiador marxista, britânico (nascido no Egito sobre o domínio britânico), formado em história pela Universidade de Cambridge teve como um dos principais temas de seus estudos as tradições. Alguns de seus livros disponíveis para download:


 A era do capital 1848- 1875

"O período que o livro abarca é relativamente curto, mas sua dimensão geográfica é extensa. Escrever sobre o mundo de 1789 a 1848 em termos de Europa – em outras palavras, quase que sobre a Inglaterra e França – não é irreal. Porém, já que o tema mais importante do período após 1848 é a expansão da economia capitalista a todo o planeta, a conseqüência inevitável é a impossibilidade de escrever uma história puramente européia, e seria absurdo escrever esta história sem dar uma atenção especial aos outros continentes."

Era dos impérios 1875-1914

"Os centenários foram inventados no fim do século XIX. Em algum momento entre o centésimo aniversário da Revolução Americana (1876) e o da Revolução Francesa (1889) - ambos comemorados com as exposições internacionais de praxe - os cidadãos instruídos do mundo ocidental tomaram consciência do fato de que aquele mundo, nascido entre a Declaração de Independência, a construção da primeira ponte de ferro do mundo e a tomada da Bastilha, estava
completando cem anos. Qual seria o resultado de uma comparação entre o mundo dos anos 1880 e o dos anos 1780?"
 
Era dos extremos

"Este livro, portanto, assenta-se sobre alicerces estranhamente irregulares. Além da ampla e variada leitura de muitos anos, complementada por toda a leitura necessária para dar cursos de história do século xx aos pós-graduandos da New School for Social Research, recorri ao conhecimento, às memórias e às opiniões acumulados por uma pessoa que viveu o Breve Século xx na posição de "observador participante", como dizem os antropólogos sociais, ou simplesmente como um viajante de olhos abertos, ou como o que meus ancestrais chamariam kibbitzer — e isso em inúmeros países."

Ecos da Marselhesa

"Este livro é uma versão relativamente ampliada de três Conferências Mason Welch Gross que fui convidado a dar na Universidade de Rutgers, New Brunswick, New Jersey, em abril de 1989. (...)"


Nações e nacionalismo desde 1780

[Este livro] "(...) representa a sistematização desse esforço por parte de Hobsbawn, a partir de conferências realizadas em Belfast, que desemboca num balanço do nacionalismo no final do século XX. Hobsbawn destaca como, desde a Segunda Guerra Mundial e especialmente desde os anos 60, as economias nacionais têm sido questionadas por uma nova divisão internacional do trabalho, que inclui organizações supranacionais acima do controle dos governos."




0 comentários: