Cartas a um jovem poeta (Rainer Rilke)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 |


Rainer Rilker é um dos poetas de língua alemã mais conhecido no Brasil. Um resumo de sua biografia e as traduções de seus livros ao português estão no início do PDF. A versão postada é a da editora LM. São dez cartas trocadas entre Franz Xaver Kappus, na época um aspirante a poeta e Rilke, os dois se corresponderam por 5 anos.

Assim começa a primeira carta:

"Prezado Senhor,

Sua carta só me alcançou há poucos dias. Quero lhe agradecer por sua grande e amável confiança. Mas é só isso o que posso fazer. Não posso entrar em considerações sobre a forma dos seus versos; pois me afasto de qualquer intenção  crítica.  Não  há  nada  que  toque  menos  uma  obra  de  arte  do  que palavras  de  crítica:  elas  não  passam  de  mal-entendidos  mais  ou  menos afortunados. As coisas em geral não são tão fáceis de apreender e dizer como normalmente  nos  querem  levar  a  acreditar;  a  maioria  dos  acontecimentos  é indizível,  realiza-se  em  um  espaço  que  nunca  uma  palavra  penetrou,  e  mais indizíveis  do  que  todos  os  acontecimentos  são  as  obras  de  arte,  existências misteriosas, cuja vida perdura ao lado da nossa, que passa."

Evito comentar muito pois ainda estou no meio de minha leitura, minhas opiniões não estão maduras. 


http://www.4shared.com/office/FYjhRfEj/rainer_maria_rilke_-_cartas_a_.html

1 comentários:

Marcos Antonio disse...

Olá Pessoal! Gostaria penas de dizer que sigo o Blog de vocês, que criei um e, Convido-lhes aos interessados e interessadas em Psicologia, Filosofia e Sociologia para visitarem o Blog que criei com a finalidade de colocar à disposição de interessados obras clássicas das áreas mencionadas! A maioria dos e-books são de boa qualidade! Tudo que postei não tem nenhuma finalidade lucrativa nem visa quaisquer tipos de bonificação! Visitem e se gostarem indiquem para pessoas que precisam de um bom livro! A intenção é simplesmente ajudar o pessoal que estuda psicologia e aos interessados nas áreas mencionadas!
Blog: http://estantedepsicologia.blogspot.com
Blog: http://psicologiadosvinculos.blogspot.com
Blog: http://psicologiadosvinculos.wordpress.com