O Universo numa casca de noz (Stephen Hawking)

quarta-feira, 26 de maio de 2010 |



O livro de Stephen Hawking, um dos mais influentes físicos atuais, introduz a física teórica para leigos, numa linguagem totalmente compreensível e envolvente. O livro trata dos princípios que geram o Universo: a teoria da Relatividade, a mecânica quântica, o princípio da incerteza, a teoria-M e as p-branas, de forma humorada ele explica a tão temida "física moderna" com o que ele chama de "a história de tudo".

O livro faz uma viagem no tempo interessantíssima, embasado em argumentos bastantes convincentes, embora algumas vezes difíceis de imaginar ilustrativamente.

"Este livro apresenta, com uma linguagem simplificada, os princípios que controlam o Universo. Hawking autor do bestseller 'Uma breve história do tempo' é um dos mais influentes pensadores de nosso tempo, escreve a respeito de sua busca para a descoberta da Teoria de Tudo, faz uma viagem através do espaço-tempo, leva o leitor a descobrir segredos do Universo e revela uma de suas mais emocionantes aventuras intelectuais enquanto procura 'combinar a teoria da relatividade de Einstein e a idéia das histórias múltiplas de Feynman em uma teoria unificada completa que descreverá tudo que acontece no Universo'."

(Nota de apresentação do livro)

"É possível viajar no tempo? Poderia uma civilização avançada retroceder no tempo e mudar o passado? 
Meu amigo e colega Kip Thorne, com quem fiz muitas apostas, não é dos que seguem as linhas aceitas em física só porque outros também o fazem. Isto lhe deu coragem de ser o primeiro cientista sério a planejar a possibilidade prática das viagens no tempo. 
É difícil especular abertamente sobre as viagens no tempo. Arrisca-se à acusação de malversação do dinheiro público em coisas tão extravagantes; ou ainda, receber petição para que estas investigações se mantenham secretamente para serem utilizadas em aplicações militares. Finalmente, como proteger-nos-íamos de alguém que tivesse uma máquina do tempo? Poderia mudar a história e dominar o mundo. Somente alguns são suficientemente amalucados para trabalharem em um tema tão politicamente incorreto nos círculos dos físicos, mas o dissimulamos utilizando termos técnicos que disfarçam a idéia de viajar no tempo."

http://www.4shared.com/document/-cQJjflo/StephenHawking-OUniversoNumaCa.html

0 comentários: